Voltar para os artigos

Um kit inteligente (clicker + livro)

Um Kit Inteligente para cães delinqüentes

 

Agora vem a deliciosa confusão do Natal e do Ano Novo. Quantas vezes, nesta época do ano, a gente não pensa em como as coisas ficariam mais fáceis se os nossos peludos estivessem mais educadinhos?

Nada de roer os presentes, fazer xixi na árvore de Natal. Nada de tentar morder o Papai Noel ou as visitas, ou simplesmente se o peludo se mantivesse mais calmo no meio dos convidados e não ficasse latindo o tempo todo…

Se para este Natal só um milagre resolveria os problemas do seu peludo, você pode começar ainda neste ano um programa de treinamento muito legal e fácil de aplicar, com resultados quase imediatos, que vai fazer todos os próximos anos muito mais felizes.

BitCão teve uma idéia para ajudar quem ainda não começou a educar seus peludos. Com inteligência e muito carinho, você só vai precisar de alguns minutos todos os dias porque o resto do material a gente manda para você.

 

clique aqui

1 Livro Adestramento Inteligente do Alexandre Rossi
2 Clickers Importados com manual explicativo

O livro Adestramento Inteligente aborda vários formas de corrigir problemas comportamentais dos nossos peludos. Desde xixi e cocô fora do lugar, até cães que mordem as pessoas. Sua técnica de treinamento é baseada na recompensa dos comportamentos desejados e pelo uso do clicker.

O método Click and Treat é, sem dúvida, uma das técnicas mais modernas, usado por muitos profissionais de sucesso.

O livro é de fácil compreensão e gostoso de ler. As principais dificuldades dos donos em entender o comportamento do seu cão são tratadas com bom humor e clareza e a parte do treinamento, propriamente dita, é detalhada passo-a-passo.

Click and Treat é um método revolucionário no treinamento de vários animais. O nome Click and Treat vem do princípio de recompensar o cachorro com uma gostosura (treat) toda vez que ele faz algo correto, só que antes ele ouvirá um barulhinho especial e único (click). Com este Clicker você vai poder otimizar o treinamento do seu peludo, melhorando o tempo de resposta dele aos seus comandos e criando uma forma muito prazerosa do bichão aprender.

Por milhares de anos o principal conceito em se controlar o comportamento de um cão tem sido com uma coleira, uma guia e a força das mãos do treinador. A regra principal para desenvolver um comportamento desejado era “faça isso, senão…”

 

Junto com este método vem uma série de limitações:

  • Primeiro que animais que são forçados a aprender raramente irão chegar ao máximo de sua capacidade. Eles ficam mais preocupados em evitar uma punição do que em atingir todo o seu potencial.
  • Outra limitação é que, a menos que o comportamento possa ser ensinado usando-se o contato direto, pode ser impossível ensinar o comando.
  • Finalmente, se você não tiver como reforçar o “senão”, tudo o que o animal aprendeu pode ser perdido. Normalmente é o que acontece quando o cão está sem a coleira ou a guia, ou longe do alcance do treinador. O controle se perde.

Nos últimos anos uma nova forma de treinamento de cães foi desenvolvida como resultado da demanda de um método mais gentil e eficiente. Este novo método, chamado Click and Treat, é o resultado da união das técnicas da psicologia comportamental e as técnicas praticadas pelos treinadores de mamíferos marinhos.

Os primeiros treinadores de golfinhos e baleias usaram este fundamento simplesmente pela necessidade. Karen Pryor, treinadora pioneira de mamíferos marinhos diz: “você não pode usar uma guia, rédeas, ou mesmo os seus punhos em um animal que simplesmente nada para longe. Reforço positivo – no caso um balde de peixes – era a única ferramenta que tínhamos”. Esta dependência dos peixes, ao invés da força, pavimentou o caminho para um método de ensino mais gentil e amável.

A partir daí veio a pergunta, “Por que não usar esta mesma filosofia com os nossos cães?” O Click and Treat é o novo método que dá uma alternativa para as pessoas que desejam uma grande performance dos seus cães, baseada em confiança e afeição ao invés de força e compulsão.

E para todos os peludos e seus humanos, nós da BitCão, desejamos que o Natal seja uma festa de muito amor, que o Ano Novo seja cheio de alegrias e de muita saúde, e que a cada dia possamos conhecer e entender melhor os nossos amigos de 4 patas.

 

 

Copyright Cláudia Pizzolatto – 2001 – Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei. É permitida a sua reprodução sem alterações desde que sejam colocados o nome da autora e o link para a webpage da BitCão.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz