Voltar para os artigos

Viajando com o cachorro

FÉRIAS COM O SEU CACHORRO!

Começa agora, provavelmente, a melhor época do ano para todos nós. Claro que dá trabalho esta coisa toda de Natal e Ano Novo (não se esqueçam do cuidado super extra para nossos amigos peludos não roerem o fio dos pisca-pisca, e nem comerem os enfeites da árvore),mas a verdade é que a maioria de nós aproveita para tirar umas bem merecidas férias.

É justamente pensando nas belas férias que você e o seu cão poderão tirar juntos, que estamos sugerindo os produtos desta mensagem.

Normalmente nas férias nós levamos o peludão para viajar de carro, ou passeamos com eles em lugares legais da cidade. Se você e o seu peludo gostam de passear de carro, por favor não se esqueça dos itens de segurança.

Fiquei horrorizada outro dia, ao ver em um programa de televisão, o que acontece com uma pessoa que vai no banco traseiro de um automóvel e não usa cinto de segurança, caso haja um acidente. Basta uma velocidade mínima de 40 quilômetros por hora para a pessoa ser lançada para a parte da frente do carro, esmagando quem está na frente e acertando em cheio o para-brisa.

Não é uma cena bonita de se ver, mas altamente esclarecedora, porque sempre imaginamos que quem está atrás já está protegido pelo banco da frente. Terrível engano. E foi aí que fiquei pensando que o mesmo aconteceria com os nossos peludos. Um cão de grande porte, um Rottweiler, um Labrador, ou um Pastor Alemão, pesa facilmente uns 45 quilos, praticamente o peso de uma pessoa adulta (não no meu caso, que estou precisando urgentemente de um regime hehehehe).

Mesmo um cão pequenino, um poodle, por exemplo, pode sair voando e se machucar seriamente. Aliás, isso é fato, pois uma amiga quase teve seu poodle morto quando ela teve que dar uma super freada para evitar um acidente com um carro que fez um retorno na contramão. O bichinho saiu voando e bateu com a cabeça no painel da frente do carro.

O que podemos, e devemos, fazer para evitar este tipo de acidente? Para transitar no carro com segurança nossos amigões deveriam estar sempre na parte traseira do carro, e por lei não devem ter acesso ao motorista. A melhor maneira de manter os nossos peludos confortavelmente presos aos seus lugares é com o uso do cinto de segurança para cães, que é um peitoral (segura o cão pelo corpo e não pelo pescoço) que prende na trava do cinto de segurança do seu carro. É sempre bom lembrar também que a temperatura dentro do carro parado pode subir a níveis perigosos em poucos segundos, portanto nunca deixe seu amigão dentro do carro enquanto você dá “um pulinho, logo ali”. Pronto, a parte que diz respeito à segurança está resolvida, mas e o conforto?

Se o passeio de carro for na verdade uma viagem, não se esqueça de evitar dar comida ao seu amigão cerca de 8 horas antes da viagem. Melhor sentir um pouquinho de fome do que passar mal durante o trajeto. Evite dar grandes quantidades de água também, pelo menos umas 3 horas antes de partirem. Paradas de 10 ou 15 minutos, a cada 2 horas, irão fazer milagres pelo bem estar do peludão. Tempo suficiente para esticar as pernas, fazer um xixi, e tomar um golinho d´água e já estamos prontos para andar mais 2 horas.

No carro é sempre bom ter (mesmo que seja só um passeio perto de casa),um toalhão (vai que aparece a oportunidade de dar um mergulho?!),uma colcha velha para proteger o banco, e:

Clique no título ou na foto para ver mais detalhes

CLIQUE AQUI
Bebedouro Dobrável
Nada mais prático para dar uns golinhos de água ou água de coco para o cachorrão. Não ocupa espaço, pode carregar no bolso, e basta umas sacudidas para ele estar prontinho para secar. Ótimo aliado para quem também passeia a pé.

CLIQUE AQUI
Guia de Nylon com 1,80 metros
É sempre bom ter uma extra no carro. O nylon é facílimo de lavar, e seca super rápido.

CLIQUE AQUI
Guia Longa com 7 metros
Para dar mais liberdade aos caninos quando achar um lugar seguro para ele dar umas corridinhas.

CLIQUE AQUI
Frisbee de Nylon Flexível
Se cão vai adorar poder pegar um objeto voador (mesmo que seja identificado),sem machucar a boca. Se tiver água por perto, é ainda melhor, pois este frisbee não “afoga”.

CLIQUE AQUI
Bolinha com Alça
Meus cachorros adoram correr atrás de uma bolinha, e o meu ombro adora a alça, pois diminui consideravelmente o impacto nos braços.

CLIQUE AQUI
Medalha de Identificação
Não se esqueça de ter sempre o seu amigo com uma identificação, principalmente se vocês estão de férias. Como é que o coitado vai achar o caminho de casa se ele se perder? Às vezes também é conveniente ter o telefone de alguém da família, ou um amigo que possa ajudar, caso vocês estejam fora da cidade e incomunicáveis.

 

Então, com estas dicas temos certeza de que vocês terão umas férias maravilhosas, e o peludo vai ficar muito feliz por poder passar um tempinho extra com seu dono.

E já que estamos falando de férias… É uma ótima época para ler os livros indicados da BitCão e aprender ainda mais sobre nossos cães, além de ser um excelente presente de Natal, especialmente para aquele filho ou sobrinho que vive pedindo um cachorro, mas que ainda não é a hora certa.

Um super Natal e Feliz Ano Novo a todos!

Veja os livros selecionados por nós:

CLIQUE AQUI
Entenda o Seu Cão
Um livro excelente ilustrado por mais de 350 fotos que mostram detalhes do dia-a-dia canino, ele apresenta informações que ajudam a interpretar e compreender como os cães agem e por quê. Ideal para quem quer estudar a sério comportamento de cães, ou apenas entender melhor a linguagem canina. Serve para todas as raças.

CLIQUE AQUI
Manual do Cachorro
Você gostaria de entender melhor o seu cachorro e resolver todos aqueles probleminhas chatos de comportamento? Com o Manual do Cachorro você não fica mais sem respostas.

CLIQUE AQUI
Apostila de Obediência
Para quem quer treinar pessoalmente o seu cachorro. Dicas, truques, e os comandos básicos para tornar o seu peludo educado e obediente. Passo a passo.

Copyright Cláudia Pizzolatto – 2001 – Todos os direitos reservados.
Este artigo tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É permitida a sua reprodução sem alterações
desde que sejam colocados o nome da autora
e o link para a webpage da BitCão.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of

wpDiscuz