Olá, fareje nosso site :)

Minhas Compras
Carrinho Vazio

Por que a BitCão está vestida de rosa?

A importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos na década de 90 e incentiva a participação, principalmente das mulheres, na prevenção e controle do câncer de mama. Várias ações são feitas durante o mês com o objetivo de chamar a atenção para este assunto e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e o autoexame das mamas.

No Brasil, a primeira iniciativa que temos notícia foi a iluminação do “Obelisco do Ibirapuera” (o Mausoléu do Soldado Constitucionalista) em 2002. Desde então, vários monumentos foram iluminados de rosa, como forma de chamar a atenção para esta causa, e até já tivemos o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Aqui na BitCão somos várias mulheres trabalhando e entendemos a importância de falar sobre o câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Por isso, decidimos participar da campanha e também fazer um paralelo com nossos amigos de quatro patas :)

O câncer é uma doença que tem acometido cada vez mais animais de estimação, seja porque temos mais formas de detecção (exames, por exemplo) ou porque nossos bichos simplesmente vivem mais e também estão mais suscetíveis a substâncias cancerígenas.

Segundo a médica veterinária Carmen Helena de Carvalho Vasconcellos, especialista em oncologia, cadelas e gatas podem ser acometidas da doença, mesmo que a incidência maior seja nos felinos, pois eles têm predisposição genética para um tipo de carcinoma muito agressivo que causa metástase. Por isso, assim como para nós mulheres, o ideal é que o problema seja diagnosticado o mais cedo possível para que ações possam ser tomadas, como uma cirurgia, por exemplo.

Só que, ao contrário das mulheres, nossas bichinhas não fazem o autoexame. Então nós temos que fazer isso! A Dra Carmen deu a dica: aproveite um momento de chamego com sua cachorrinha ou gatinha e apalpe todas as mamas. Se você sentir um caroço ou um pequeno aumento de volume no local, procure imediatamente o veterinário. Os nódulos podem ser variáveis em tamanho e consistência e o tumor pode ser benigno ou maligno. Se for maligno, existe um risco maior, pois pode fazer metástase em outros órgãos.

As causas do câncer nas fêmeas não são totalmente sabidas, mas há uma correlação forte com os hormônios sexuais, o estrogênio e a progesterona. Ou seja, a melhor forma de prevenção da doença é a castração, que reduz muito a incidência de tumores nas mamas. “Quanto mais cedo você castrar a sua fêmea, menos probabilidade de ter a doença ela terá”, afirma a Dra Carmen.

Portanto, nunca deixe de examinar seus bichos e, se sentir algo que ache estranho, ou se ele tiver algum comportamento anormal (ficar apático, deixar de comer, por exemplo) consulte imediatamente o seu veterinário!

Depoimentos

17/04/2017


Excelentes produtos, atendimento de primeira e entrega super rápida.... precisa falar mais ?

Sonia Feijó

07/04/2017

 

Site organizado e muito bom de navegar.

Lilian Lima

04/04/2017


 Esta loja é excelente para compras na internet, tanto com relação ao nível dos produtos, ao nível do site,  rapidez da entrega dos produtos e assistência do site em caso de necessidade. Loja de primeiro mundo. Produtos excelentes.

 
 
Maria Gabriela

14/03/2017


Excelente loja, atendimento muito bom, entrega rápida, funcionários muito atenciosos, recomendo a todos.

Sueli

Por favor aguarde...